Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Vamos falar de Politica?

Política se discute, SIM!

Publicado por Mauê Francine
há 3 anos

Por que política se discute? Uma das frases mais comuns e conhecidas que existe diz que “futebol, política e religião não se discutem”, mas vamos desmitificar um pouco isso, beleza?

Política é a essência das relações inter-humanas. Mesmo quando estas relações parecem afetadas pela contrariedade de opiniões. A contrariedade é factível, ou melhor, é intransigente nas relações políticas. Não significa que o debate seja feito sempre de maneira acirrada e incontestável por cada parte. Então surge a possibilidade mais um conceito formador da identidade política de um sujeito: o diálogo. A comunicação é essencial na política. Saber explorar ideias e ater-se à coordenação dos fatos define uma característica elementar do bom político.

Quando utilizamos o termo política, falamos não apenas do poder legislativo, executivo e dos diversos partidos, PT, Lula, Bolsonaro e afins (não, não é só isso!). Quebre esse paradigma e a veja como um ato de reflexão e construção intelectual, que você prática constantemente no seu diaadia

O filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, cita que “muita gente acha que política é uma coisa e cidadania é outra, como o garfo e faca, e não é. Política e cidadania significam a mesma coisa”. Podemos exercer a cidadania, além do voto, através de uma gestão pública participativa, o caminho para acompanhar de perto e influenciar as mudanças que tanto acreditamos.

Segundo o censo da democracia Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2020, Levantamento aponta evolução de 2,66% do eleitorado comparado às últimas eleições municipais, O número oficial de eleitores foi anunciado no dia 05/08/2020 pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, durante entrevista coletiva. Mas, enquanto somos, numericamente, muitos votantes, falta na mesma proporção qualidade no debate político. Apesar do avanço democrático e, das facilidades que as redes sociais nos geram, ainda assim, poucos possuem a capacidade que julga ter para escolher um candidato. Não temos condição cognitiva de acompanhar todos os processos que acontecem na política. Usamos atalhos informacionais para tomar tais decisões.

O cidadão deve acompanhar os políticos. Opinar, discutir, levar sua opinião, papéis fundamentais para a cidadania.

Não podemos mais associar política com politicagem, algo feito pelos políticos apenas por interesse individual. Somos seres políticos na essência, precisamos colocar nossas opiniões em prol da coletividade. Política tem a ver com diálogo, negociação e intermediação de interesses. Esses atos, mesmo que não chamemos de política, nós fazemos diariamente. É parte de nossa natureza.

Política envolve decisões coletivas, e o que é bom para a coletividade e não favorecer um único grupo (ou não era para ser, não é mesmo?). Estamos decidimos o futuro do país e não a decoração do seu casamento (O mundo não gira em ao seu redor). Então vamos deixar claro que, política não se discute somente no período eleitoral!


REFERÊNCIAS

COSTA , Sérgio Augusto. A era do ‘política não se discute’ acabou. In: A era do ‘política não se discute’ acabou. AMAZONAS ATUAL., 30 mar. 2019. Disponível em: https://amazonasatual.com.br/a-era-do-política-nao-se-discute-acabou/. Acesso em: 12 out. 2020.

CEZAR, Carolina Magalhães. Por que política se discute?. In: Por que política se discute?. ESTADO CIDADÃO., 11 maio 2020. Disponível em: https://estado-cidadao.duopana.com/blog/por-que-política-se-discute. Acesso em: 12 out. 2020.

CENSO da democracia: Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2020. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, 5 ago. 2020. Disponível em: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Agosto/brasil-tem-147-9-milhoes-de-eleitores-aptos.... Acesso em: 12 out. 2020.

PRAZER, JoutJout. #1 | POLÍTICA SE DISCUTE, SIM, VÓ!. YOUTUBE, 5 ago. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GhMrvP59o7A&list=PLj0yCrqhrPopw-f6IJWu4hLK6VN5cC_iI&index=1. Acesso em: 12 out. 2020.

  • Sobre o autorAcadêmica de Direito - FIB BAURU
  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações107
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vamos-falar-de-politica/1109917306

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)